Cristina Pretti
Cristina Pretti, 1955, capixaba, licenciada em Desenho e Artes Plásticas, e com especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Trabalhou em ateliê particular durante os 17 anos em que morou no Rio
de Janeiro, na produção de eventos, criação de banners e painéis decorativos. Em Jaraguá do Sul chegou com sua família em 2000 e desde lá participa ativamente da vida cultural da cidade. Lecionou em várias entidades de ensino, desde o Ensino Fundamento até a Pós
Graduação e em escolas de arte da cidade. Atuou no SESC, como Professora de Artes Visuais e Artesanato; desenvolveu o Curso de História em Quadrinhos, na Oficina de Arte, na SCAR, (2002/2007), formando profissionais que hoje atuam em empresas da cidade.
Efetiva no Estado de Santa Catarina, (2002/2017), lecionou na E.E.B. Professora Valdete Inês Piazera Zindars como Professora na disciplina de artes, onde participou do processo de implantação da Escola de Período Integral, recebendo 23 premiações com seus alunos, dentre eles, 5 Estaduais e 5 Nacionais. Participou de vários projetos de Lei de Incentivo à Cultura, sendo 4 Estaduais e 13 Municipais, nas áreas de produção, curadoria, elaboração e proponente. Foi Vice-presidente da Associação Jaraguaense de Artistas Plásticos - AJAP -, de 2002 a 2005 e Presidente desde 2006. Na Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina - FAAPSC -, foi Vice-tesoureira, Presidente e Conselheira desde 2019. Participou de várias Exposições Coletivas e uma individual.
Pesquisa várias Linguagens artísticas nos últimos anos, dentre elas a fotografia, instalação, teatro Lambe-lambe e a Literatura, com cinco Coletâneas.
PRESENTE SOMBRIO/ FUTUROS POSSÍVEIS
SEM TÍTULO, 2023 (PODA)
O Olhar atento da artista Cristina Pretti para o entorno onde reside em Jaraguá do Sul desde 2000 chamou sua atenção para as podas indiscriminadas das árvores da cidade. A obra trás a denúncia dessa transformação da paisagem local que antes tinham árvores frondosas e que foram substituídas por canteiros de flores rasteiras. Na obra 1 (Série de cinco fotografias de poda) a artista registra o ato da poda; Na obra 2 (Instalação com um Tronco de árvore e luvas de silicones) o tronco levita e clama pela consciência humana para a preservação da natureza; na obra 3 (gravação do relato da poda) a artista narra o que vivenciou durante anos na cidade.
Artista : Cristina Pretti
Título: Sem Título
Ano: 2023
Instalação
150cmx180cmX70cm